SEXTA, 21/02/2025, 09:36

Região sul de Londrina recebe Dia D contra a dengue

Ações se concentram na abrangência do Jardim Roseira e do Piza, para conscientizar a população sobre o combate à doença

A Secretaria de Saúde realiza mais um Dia D contra a dengue, desta vez na zona sul da cidade. A região de abrangência da UBS do Jardim Piza/ Roseira é o principal ponto. A intenção é informar a população sobre o combate à doença e recolher materiais que podem se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue e outras doenças.

Nesta sexta, os agentes de combate às endemias vão distribuir sacos verdes no Jardim Vale Azul e orientar a população sobre o descarte correto dos materiais inservíveis. As equipes especializadas realizarão a pulverização espacial de inseticidas em áreas com alta incidência de casos notificados e confirmação de transmissão. No mesmo dia, começa a coleta e remoção de resíduos por meio dos caminhões da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) nas ruas do bairro.

No sábado (22), a partir das 8h, o trabalho se repetirá nos domicílios que estiverem fechados na sexta. Os caminhões da CMTU também passarão no sábado. Segundo o gerente de Vigilância Ambiental da SMS, Nino Ribas, a ação será constante em 2025 em Londrina.

Nino Ribas lembra que os dados deixam Londrina em alerta quanto a uma epidemia da doença. Já são 300 casos de dengue em 2025.

O gerente de Vigilância Ambiental pede atenção da população dentro da própria casa para evitar a criação do Aedes aegypti.

Este é o terceiro Dia D de Combate à Dengue realizado em 2025. O primeiro aconteceu na região dos bairros Panissa e Maracanã, região oeste, nos dias 6 e 7 de fevereiro, e o segundo no distrito da Warta, região rural, nos dias 14 e 15.

Por Rafael Sanchez

Comentários