TERCA, 12/09/2023, 10:44

Número de endividados no Paraná cai em agosto

O Paraná é o segundo no ranking nacional de endividados por três meses consecutivos e apesar disso é um dos estados com menos inadimplentes do país

O número de paranaenses endividados caiu no mês de agosto de acordo com dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e da Fecomércio - Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná. Em julho, 95,1% das famílias do estado tinham algum tipo de dívida e em agosto esse percentual caiu para 94,6%.

Esse número coloca o Paraná, pelo 3º mês consecutivo, no 2º lugar do ranking nacional de endividados. Normalmente o estado ficava na primeira posição, posto agora ocupado pelo estado do Rio Grande do Sul. Mesmo assim, o Paraná está bem acima da média nacional de endividados que é de 77,4% em agosto. De acordo com Rodrigo Schimidt, coordenador de desenvolvimento empresarial da Fecomércio PR, esse número não é negativo porque endividamento não é inadimplência.

O principal motivo para endividamento no Paraná continua sendo o cartão de crédito, com 86,7%, mesmo patamar registrado em julho. As dívidas para a compra de veículo aumentaram de julho para agosto, passando de 5,9% para 7,1% e o financiamento imobiliário correspondeu a 5% das dívidas em agosto, praticamente igual ao mês anterior. Para o coordenador de desenvolvimento da Fecomércio, o paranaense prefere o parcelamento das compras com cartão de crédito e isso mostra que o poder aquisitivo no estado permite esse comportamento.

Apesar do grande número de endividados, a parcela de famílias com contas em atraso se mantém estável no Paraná e ficou em 18,1%. Com isso, o estado ocupa o 24º lugar do ranking nacional de inadimplentes, o que mostra que os endividados paranaenses têm conseguido quitar os débitos em dia.
 

Por Juliana Takaoka

Comentários