QUINTA, 12/07/2018, 18:58

Número de mortes por gripe no Paraná sobe para 49

Novo boletim da Secretaria Estadual de Saúde mostra que Londrina teve quatro novos casos em apenas uma semana e mais que dobrou a quantidade de óbitos pela doença.

Uma situação de alerta. Londrina registrou no último boletim da Secretaria Estadual de Saúde o maior aumento no número de mortes causadas pela gripe, saltando de três para sete casos em apenas uma semana. No Paraná, foram confirmadas 10 novas mortes no mesmo período. Desde o início do ano, já são 49 mortes por gripe em todo o estado, segundo o levantamento da Sesa. No último Boletim, foram 39 óbitos, o que representa um aumento de quase 25%.

Renato Lopes, chefe da Divisão de Doenças Transmissíveis da Secretaria Estadual de Saúde, afirma que a circulação dos vírus é cíclica. No mesmo período de 2017, por exemplo, foram 170 casos e 21 mortes em todo o estado. Já 2016 teve números mais parecidos aos desse ano.

E a doença segue avançando pelo estado. No total, foram confirmados 365 casos no primeiro semestre, 16% a mais que no boletim anterior, com 314 registros. Os dados são do período de 31 de dezembro de 2017 a 30 de junho. Do total de mortes confirmadas até a última quarta-feira, apenas dez foram de mulheres e as outras 39 de homens.

Renato Lopes diz que a principal estratégia para combater o avanço da gripe continua sendo a vacinação e que as mulheres, por uma questão cultural, tendem a procurar o médico mais rápido que os homens.

Além das sete mortes por gripe registradas esse ano em Londrina, foram mais oito casos em Curitiba e cinco em Foz do Iguaçu, algumas das cidades com maior número de óbitos em todo o estado.

Comentários