Observatório de Gestão Pública faz balanço de 10 anos de atividades em Londrina
Um dos destaques de licitações que a entidade conseguiu reduzir o valor em mais de 70% é o de kits de material escolar em 2012.
O Observatório de Gestão Pública de Londrina – OGPL comemora 10 anos.
Tudo começou em 2009 quando começaram a organizar reuniões periódicas com o objetivo de discutir a importância do controle preventivo dos gastos públicos.
De acordo com o presidente do OGPL, Roger Trigueiros, a entidade atua em diversos setores e calcula aproximadamente R$ 1 bilhão apurados em editais, ao longo dos anos.
Só entre 2013 e 2018 foram R$ 700 milhões.
Hoje o OGPL conta com 15 colaboradores. São 8 diretores voluntários. Outros três voluntários atuantes e 4 profissionais técnicos pagos.
Um dos destaques das ações em licitações em Londrina foi a de kits de materiais escolares em 2012.
O valor máximo para compra dos materiais era mais de R$ 8,2 milhões depois de pesquisa feita pela entidade o valor caiu para 2,2 milhões, 73% à menos do que o valor em edital.
Outro desataque foi em 2018, no monitoramento do contrato da Sercomtel Iluminação, foi constatado que o município pagava R$ 12 milhões pelo serviço, o que corresponde a R$ 6 milhões a mais em relação ao preço de mercado. Com a interferência, foi feita a readequação dos preços.
O Observatório realiza também o Prêmio Londrina de Cidadania, com pagamento de prêmios em dinheiro no valor total de R$ 40,5 mil a entidades sociais que realizam um bom trabalho em Londrina; e reconhece o bom trabalho realizado por órgãos de gestão pública e conselhos municipais nos prêmios Boas Práticas da Administração Pública e Boas Práticas nos Conselhos.