SEXTA, 03/02/2023, 17:04

Oito milhões de abelhas morrem em propriedade rural de Mauá da Serra, no norte do Paraná

Insetos teriam sido intoxicados por agrotóxicos usados em plantações da região. Apicultor, que teve prejuízo de R$ 130 mil, vai deixar de produzir 12 toneladas de mel este ano por conta da morte das abelhas.

Ao menos oito milhões de abelhas morreram nas últimas semanas em uma propriedade rural de Mauá da Serra, no norte do Paraná. As informações são do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) e da Agência de Defesa Agropecuária do estado (Adapar), que investigam o caso. A suspeita é de que os insetos tenham morrido intoxicados pelos agrotóxicos que são usados nas plantações de soja e de laranja da região. O apicultor das colmeias afetadas, Jairo Carneiro Gomes, calcula um prejuízo de R$ 130 mil. Por conta da morte dos insetos, ele também vai deixar de produzir 12 toneladas de mel este ano. O produtor rural lamentou o ocorrido, disse que essa não é a primeira vez que isso acontece, e revelou que os problemas têm feito com que os apicultores abandonem a profissão.

Os órgãos estaduais já coletaram amostras nas plantações e também nos insetos para tentar identificar qual produto causou a morte das abelhas. Eles também pretendem localizar o produtor rural responsável pelo uso deste produto. A Polícia Civil também abriu um inquérito para investigar o caso. O apicultor acredita que o veneno tenha sido levado para as colmeias por abelhas operárias, que têm o costume de deixar os esconderijos para a polinização das flores e plantas.

Por Guilherme Batista

Comentários