TERCA, 19/07/2022, 15:42

Otimismo do empresário para o 2º semestre despenca no Paraná

Pesquisa da Fecomércio e Sebrae mostra que percentual de confiança, que era de 66% no 1º semestre, caiu para 49%. De acordo com a sondagem, o empresário londrinense é o mais otimista do estado.

A Pesquisa de Opinião do Empresário do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, da Fecomércio e do Sebrae Paraná, revelou uma queda brusca na confiança do setor para o segundo semestre. De acordo com a sondagem, a redução foi de mais de 16%, com o grau de otimismo, que ficou em 65,9% nos primeiros seis meses do ano, despencando para 49,7%. No segundo semestre de 2021, a confiança também tinha ficado acima de 60%.

E a explicação para essa queda, segundo a Fecomércio, está nos fatores macroeconômicos, principalmente, a inflação - que no acumulado de janeiro a maio ficou em 4,78%. Na avaliação regional, os empresários londrinenses são os mais otimistas do estado, com quase 54% deles confiantes no segundo semestre, explica o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio, Rodrigo Schmidt.

Apesar da redução na confiança do setor, ele se mostra otimista em relação ao cenário paranaense e cita as projeções de crescimento econômico do país para o ano, de até 2%, e a queda na taxa de desemprego.

Entre os três setores avaliados pela pesquisa, o turismo é o que se mostrou mais confiante, com 54%. Mas, o segmento também enfrentou queda expressiva no otimismo, que no primeiro semestre passou de 62%. Na avaliação por porte do negócio, as microempresas se mostram as mais confiantes, com 55,1% de respostas positivas.

Os investimentos do empresariado para o segundo semestre, explica Rodrigo Schmidt, também caiu, mas de forma menos expressiva, pouco mais de 1%.

Assim como o nível de investimentos, as contratações também devem ter redução na comparação com o primeiro semestre, passando de 37,8% para 34,2%.

Participaram da pesquisa 620 empresas, cujos representantes foram ouvidos entre 3 e 24 de junho. A margem de erro é de 4%, e o nível de confiança é de 95%. A sondagem foi realizada em cinco polos, Curitiba e Região Metropolitana, Londrina, Maringá, Oeste, Ponta Grossa e Sudoeste.

Comentários