SEGUNDA, 19/07/2021, 19:54

Paraná deve receber mais de 450 mil doses anti-covid até fim da semana

Previsão é que Sesa comece distribuição dos imunizantes aos municípios a partir de quarta-feira.

Cerca de 141 mil unidades de vacinas contra o coronavírus chegaram à Curitiba na noite desta segunda-feira. O novo lote encaminhado pelo governo federal é composto por 8.200 imunizantes Coronavac, desenvolvido pela chinesa Sinovac e produzida pelo Instituto Butantan, e mais 52.800 doses da Covidshield, da farmacêutica AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford e Fiocruz.

Todo o quantitativo é destinado à imunização da população geral. No entanto, metade das vacinas Coronavac vai ser reservada para a segunda aplicação. Esta é a primeira etapa de uma remessa com cerca de 453 mil vacinas, que devem chegar ao estado até o fim desta semana. A previsão é que outras 312 mil unidades, aproximadamente, sejam enviadas entre terça e quarta-feira.

A segunda parte do lote de imunizantes é composta por mais unidades da AstraZeneca, além de quase 70 mil doses da Pfizer e vai ser utilizada para completar a imunização de grupos com comorbidades, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência permanente, além da primeira aplicação na população geral.

O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, afirmou que as novas remessas vão reforçar a campanha de vacinação no estado e pede o apoio dos municípios e das equipes de saúde para dar continuidade à imunização dos paranaenses.

Após a chegada dos lotes, as vacinas são levadas ao Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) para separação dos quantitativos e, assim, dar continuidade ao processo de distribuição às 22 Regionais de Saúde.

Na última semana, o estado recebeu mais de 235 mil unidades anti-covid, que já foram encaminhadas aos municípios paranaenses. Para Londrina, cerca de 10 mil vacinas foram reservadas. No entanto, a nova relação com a quantidade de imunizantes que deve ser enviada para cada região ainda não foi divulgada.

De acordo com a última atualização do vacinômetro municipal, 257.310 londrinenses já tomaram a primeira dose da vacina e 106.993 pessoas foram completamente imunizadas, seja por duas aplicações ou com imunização em dose única.

COM INFORMAÇÕES DA AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

Comentários