SEGUNDA, 01/02/2021, 07:05

Paraná faz pedido ao governo federal para novo lote de vacinas

Para Sesa, número de vacinas que chegou ao estado foi menor que esperado. Segundo secretário de Saúde, novo documento seria enviado ainda no fim de semana.

O Governo do Estado encaminhou uma nota técnica ao Ministério da Saúde, na última semana, solicitando que o número de doses enviadas seja revisto. Na interpretação do Paraná, a quantidade que chegou ao estado é menor que o previsto.

De acordo com o documento, o levantamento realizado registrou uma população de profissionais de saúde no estado 11% maior que o estabelecido anteriormente. Segundo o governador Ratinho Junior, este é um dado que influencia na distribuição das doses entre as unidades federativas.

Em passagem por Londrina, na última sexta-feira, para entrega de um novo lote da Coronavac, o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, afirmou que o estado recebeu cerca de 60 mil doses a menos do que o previsto.

Ao todo, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde, o Paraná recebeu até o momento quase 392 mil doses das vacinas anti-Covid, entre Coronavac e Astrazeneca.

Apesar das divergências em relação à quantidade de imunizantes recebida pelo Paraná, na avaliação do secretário, o desempenho do estado em implementar o plano de imunização é positivo.

Segundo Beto Preto, os municípios têm capacidade para aplicar as doses disponíveis com agilidade e o foco é buscar novas remessas dos imunizantes disponíveis para dar continuidade ao programa de vacinação.

Atualmente, o plano estadual de imunização segue atendendo ao grupo prioritário, que são os profissionais da saúde. A segunda etapa de vacinação prevê que doses do imunizante sejam aplicadas em idosos, a começar pelas pessoas com mais de 75 anos. O secretário afirmou que o foco é avançar com o atendimento ao primeiro grupo para que a próxima fase se inicie o quanto antes, mas ainda segue sem definição.

Comentários