QUINTA, 04/02/2021, 18:34

Paraná foi o estado que mais gerou empregos nos pequenos negócios em 2020.

De acordo com pesquisa do Sebrae, saldo passou de 38 mil novas vagas, mais de 70% dos empregos gerados no ano passado por todos os setores da economia paranaense

O Estado que mais gerou empregos entre os pequenos negócios do país em 2020. O dado foi divulgado em um estudo do Sebrae Nacional a partir dos números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged. O saldo foi de quase 38.300 novas vagas, mais de 70% dos empregos gerados no ano passado por todos os setores da economia estadual. Foram 3 mil vagas a mais, por exemplo, que Minas Gerais, o segundo colocado no país, e 10 mil na comparação com Santa Catarina, a terceira colocada.

 

O consultor da área de ambiente de negócios do Sebrae em Londrina, Sérgio Ozório explica que o estado sozinho foi responsável por quase 20% de todas as vagas geradas no país no segmento e afirma que o resultado bastante positivo veio mesmo com a queda nos números de dezembro, que teve saldo negativo de 3.437 postos de trabalho.

Apesar dos bons números no acumulado do ano, os pequenos negócios também perderam vagas aqui no estado com a pandemia. A recuperação só veio no segundo semestre.

 

Até setembro, por exemplo, o saldo do Paraná em 2020 ainda era negativo, mas, com os números dos meses seguintes, as Micro e Pequenas Empresas puxaram o saldo de vagas para cima, afirma o consultor do Sebrae, que destaca ainda a persistência do pequeno empresário.

 

Para Sérgio Ozório, com os resultados do segundo semestre do ano passado, a expectativa é de um 2021 melhor, com uma economia em recuperação mais consistente e mais geração de empregos, apesar do cenário, de certa forma imprevisível, da pandemia. 

 

No Brasil, os pequenos negócios também iniciaram uma recuperação em 2020 e fecharam o ano com um saldo positivo de pouco mais de 293 mil novos postos criados

Comentários