TERCA, 27/04/2021, 18:43

Paraná inicia novo projeto de sequenciamento genético da Covid-19

Pesquisa vai permitir análise mais detalhada dos impactos da Covid-19, de acordo com cada linhagem do vírus presentes aqui no estado.

O novo projeto de pesquisa do mapeamento genético das cepas do vírus Sars-CoV-2, desenvolvido pela Rede de Estudos Genômicos do Paraná, vai permitir uma análise mais detalhada dos impactos epidemiológicos e clínicos da Covid, de acordo com as linhagens do vírus. Fazem parte da Rede pesquisadores das sete universidades estaduais e de instituições de ensino e de pesquisa públicas e privadas.

O coordenador da Rede de Estudos Genômicos e da pesquisa, professor David Figueiredo, da Universidade Estadual do Centro-Oeste, explica que vão ser sequenciadas geneticamente mil amostras de pacientes, de todas as faixas etárias, diagnosticados com a doença em diferentes cidades para entender que variantes do vírus predominaram no estado neste primeiro semestre.

O pesquisador diz que metade das amostras já foi coletada em março e outras 500 na segunda fase da pesquisa, em maio. As cepas identificadas serão associadas às informações clínicas dos pacientes, que são de todas as faixas etárias.

O coordenador da pesquisa diz ainda que nos próximos meses já será possível entender a evolução das variantes no estado.

A identificação das variantes predominantes no estado vai ser importante para definir as melhores estratégias de enfrentamento do vírus, é o que diz o superintendente estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona.

Lançada em julho do ano passado, a Rede de Estudos Genômicos do Paraná reúne mais de 200 pesquisadores de instituições de ensino superior e de pesquisa públicas e privadas. O novo projeto recebeu pouco mais de R$ 500 mil em investimentos do Governo do Estado e os resultados finais serão divulgados em julho deste ano.

Com informações da Agência Estadual de Notícias.

Comentários