SEGUNDA, 10/05/2021, 07:30

Paraná quer concluir vacinação de idosos contra o coronavírus ainda este mês

Até o momento, pouco mais de 90% dos paranaenses com 60 anos ou mais foram vacinados, metade deles já com as duas doses do imunizante.

O início de mais uma etapa da campanha de vacinação contra o coronavírus, agora focada na imunização das pessoas com comorbidades, não vai fazer o Paraná parar de vacinar os idosos. Até o momento, pouco mais de 90% dos paranaenses com 60 anos ou mais foram vacinados, metade deles já com as duas doses do imunizante. O percentual corresponde a 1.566.342 pessoas dessa faixa-etária vacinadas. Mais de 80% das vacinas recebidas pelo estado até agora foram utilizadas na imunização dos idosos. Outras 195 mil pessoas, no entanto, também consideradas idosas, não tomaram nem a primeira dose ainda. A Secretaria Estadual de Saúde espera conseguir concluir a imunização de todo o público-alvo até o final deste mês.

 

Para isso, o estado vai continuar com a vacinação de domingo a domingo, tentando conscientizar quem ainda não foi vacinado e que tem direito às doses a agendar o processo. O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, reitera que o estado só vai conseguir superar a pandemia depois que tiver boa parte da população vacinada contra o coronavírus.

 

Até o momento, 17% da população paranaense recebeu pelo menos a primeira dose da vacina. Entre os grupos prioritários, 91% dos indígenas e 54% dos integrantes de comunidades tradicionais e quilombolas já foram imunizados. O Paraná fez, ainda, a aplicação de doses em 11.455 idosos que vivem em instituições de longa permanência; e em 766 pessoas com deficiência atendidas por instituições inclusivas. Entre os trabalhadores da saúde, o número também é expressivo: 315 mil profissionais ja foram vacinados no estado, 73% deles com as duas doses do imunizante. Já a vacinação das pessoas com comorbidades ou deficiência permanente ainda está no início: menos de 3 mil delas receberam as doses até o momento em todo o estado.

Por Guilherme Batista

Comentários