QUINTA, 24/06/2021, 18:06

Paraná quer vacinar 80% de toda a população com 18 anos ou mais contra o coronavírus até agosto

Nova meta foi revelada pelo secretário estadual de Saúde, Beto Preto, na chegada de lote com mais 439 mil vacinas ao estado, incluindo as da Janssen. Ele também detalhou quais públicos deverão receber as novas doses.

O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, revelou, durante entrevista coletiva nesta quinta-feira (24), que o Paraná pretende vacinar pelo menos 80% de toda a sua população com 18 anos ou mais contra o coronavírus até o final do mês de agosto. A nova meta, conforme ele, foi estipulada após reunião com os municípios. Para isso, de acordo com o secretário, vai ser preciso fazer o rearranjo das doses entre as cidades, priorizando aquelas que vacinaram menos moradores até agora. Beto Preto lembrou ainda que só foi possível estipular a meta por conta do compromisso do Ministério da Saúde em continuar enviando lotes de vacina ao Paraná.

O anúncio foi feito pelo secretário durante a solenidade de chegada de um lote com mais 439.340 vacinas ao estado. São 91.250 doses da Janssen; 211.200 da Coronavac; e 136.890 da Pfizer. As unidades do novo laboratório, que imunizam com uma única dose, vão ser todas destinadas, conforme Beto Preto, para trabalhadores da área do transporte.

A Coronavac, por sua vez, vai ser usada na continuidade do processo de vacinação das grávidas e puérperas. As doses da Pfizer, por fim, vão ser destinadas ao chamado público em geral, e ajudarão o estado, conforme o secretário, a reduzir ainda mais a faixa-etária entre os paranaenses vacinados.

As doses foram encaminhadas ao Cemepar, onde serão divididas entre as 22 Regionais de Saúde do estado. A expectativa é de que elas comecem a ser enviadas aos municípios no final de semana. Vale lembrar que mais de 4 milhões de paranaenses já receberam pelo menos a primeira dose contra a Covid-19. Em Londrina, já são mais de 200 mil vacinados.

Por Guilherme Batista

Comentários