QUINTA, 01/04/2021, 18:54

Paraná recebe maior lote de vacinas e começa a imunizar forças de segurança

Até agora, Estado imunizou pouco mais de 2% de sua população com as duas doses.

Foi o maior lote recebido pelo Estado até agora. A 11ª remessa enviada pelo Ministério da saúde veio com mais de 525 mil vacinas. A maior parte, 492 mil doses da Coronavac, foram reservadas para cinco grupos prioritários, que já receberam a primeira e agora vão completar a imunização. Em três deles será a segunda dose: trabalhadores de saúde, pessoas de 75 a 79 anos e pessoas de 70 a 74 anos.

Parte das mais de 33 mil vacinas da AstraZeneca vai para a segunda dose de idosos e profissionais da saúde e a outra para o início da vacinação dos trabalhadores das forças de segurança; policiais, bombeiros, guardas municipais e outros profissionais da área.

As doses chegaram na manhã desta quinta-feira ao Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, e foram encaminhadas ao Cemepar, onde foram separadas e conferidas para serem enviadas às 22 Regionais de Saúde, o que deve ocorrer nesta sexta-feira.

O secretário Estadual de Saúde, Beto Preto, comemorou a entrega das mais de 500 mil doses e reforçou o pedido para que as prefeituras continuem vacinando de domingo a domingo.

De acordo com a Sesa, aproximadamente 5% das vacinas recebidas neste lote vão para a reserva técnica.

O secretário de Segurança Pública, Romulo Soares, disse que a pasta ainda vai decidir quem será vacinado primeiro, mas adiantou que devem ser priorizados os profissionais que atuam diretamente nas ações relacionadas à Covid-19.

Com a nova remessa, o Paraná chega a pouco mais de 2.250.000 vacinas recebidas do Programa Nacional de Imunizações.

Segundo o Vacinômetro da Sesa, até a manhã desta véspera de feriado, pouco mais de 1.130.000 paranaenses tinham recebido pelo menos a primeira dose, e 242 mil completaram a imunização, o correspondente a pouco mais de 2% da população do estado.

Comentários