SEXTA, 09/07/2021, 07:00

Paraná recebe mais 220 mil vacinas para imunizar população em geral contra o coronavírus

Doses devem começar a ser enviadas às regionais de saúde ainda esta sexta-feira. Nova remessa vai ajudar municípios a reduzirem ainda mais a faixa-etária de quem está sendo imunizado

O Paraná recebeu, entre a tarde de quinta (8) e a madrugada desta sexta-feira (9), mais 220 mil doses de vacinas contra o coronavírus. São 173.160 unidades da Pfizer e 47.800 da Coronavac. Todas as doses, conforme a Secretaria Estadual de Saúde, vão ser utilizadas para imunizar a chamada população em geral, com exceção de uma parte das vacinas do Instituto Butantan, que deverão ser destinadas para as segundas doses de diversos públicos.

A secretaria ainda está avaliando o quantitativo que será distribuído para os 399 municípios, de acordo com o novo critério. Após a análise, será realizada a distribuição de forma equitativa para as 22 Regionais de Saúde. A expectativa é de que isso ocorra ainda nesta sexta. A nova remessa de doses vai ajudar as cidades a reduzirem ainda mais a faixa-etária dos moradores vacinados. Em Londrina, por exemplo, pode tomar a vacina quem tem 43 anos ou mais.

À Agência Estadual de Notícias, o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, comentou o avanço da vacinação e disse que o processo tem ajudado a derrubar os números do coronavírus em todo o estado. Ele também falou sobre a retomada das cirurgias eletivas na próxima segunda-feira (12), e reafirmou o compromisso de vacinar todos os paranaenses com 18 anos ou mais até o final de setembro.

Até agora, mais de 4 milhões e 700 mil paranaenses foram vacinados, sendo que quase 1,4 milhão deles já receberam as duas doses do imunizante. Outros cerca de 110 mil receberam as doses únicas da Janssen.

Por Guilherme Batista

Comentários