SEGUNDA, 21/06/2021, 18:20

Paraná recebe mais de 450 mil vacinas da AstraZeneca ainda esta semana

Doses de novo lote vão ser usadas para finalizar imunização de quem tem entre 60 e 64 anos e dos profissionais das forças de segurança e salvamento.

O Paraná recebe ainda esta semana mais uma remessa, a 26ª, de vacinas contra a Covid-19. De acordo com o Governo do Estado, as 452 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde são da parceria AstraZeneca, Oxford e Fiocruz. É o segundo maior lote recebido pelo estado até agora. No início de abril, o Paraná recebeu outra remessa com pouco mais de 525 mil doses.

Todo o novo lote vai ser usado para concluir a imunização de alguns grupos prioritários. São 404 mil vacinas para pessoas de 60 a 64 anos e quase 2.300 para os trabalhadores das forças de segurança e salvamento. O restante das doses vai para a reserva técnica da Sesa.

A nova remessa vai ser enviada por via terrestre diretamente para o Centro de Medicamentos do Paraná. Do Cemepar, as vacinas serão conferidas, separadas e armazenadas até a distribuição para todos os 399 municípios do estado, que deve ocorrer até o fim da semana.

O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, comemorou a marca de 5 milhões de vacinas aplicadas pelo Paraná e afirmou que as novas doses vão ajudar a manter o fluxo contínuo de vacinação nas cidades.

Do total de pouco mais de 5 milhões de vacinas aplicadas em todo o estado, aproximadamente 3,7 milhões foram primeiras doses e quase 1,3 milhão para a segunda. Os dados são do Vacinômetro do Sistema Único de Saúde.

De todas as vacinas aplicadas até agora no Paraná, pouco mais de 49% foram da AstraZeneca, quase 46% da Coronavac e 5% da Pfizer.

Em números absolutos, as cidades que mais vacinaram até agora são Curitiba, quase 890 mil doses, Maringá, com 287 mil e Londrina, 267 mil doses.

 

Com informações da Agência Estadual de Notícias.

Comentários