TERCA, 18/01/2022, 07:00

Paraná recebe segundo lote de vacinas pediátricas da Covid

Doses chegaram a Curitiba na noite de segunda-feira e começam a ser distribuídas aos municípios já nesta terça. Secretário diz que vacinação das crianças deve durar até 3 meses.

O envio da nova remessa de vacinas pediátricas da Pfizer BioNTech, com mais de 65 mil doses, foi confirmado pelo Ministério da Saúde na manhã desta segunda-feira. Os imunizantes chegaram ao Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, ainda noite de segunda e foram encaminhadas ao Centro de Medicamentos do Paraná para conferência e armazenamento. A previsão da Sesa é de que a distribuição para as 22 Regionais comece já nesta terça-feira.

O secretário Estadual de Saúde, Beto Preto, destacou a rápida distribuição do primeiro lote de vacinas pediátricas da Pfizer, também com 65 mil doses, que chegou ao Paraná na última sexta e no mesmo dia já estava em todas as Regionais de Saúde.

Em Londrina, onde a campanha foi iniciada, a primeira dose foi aplicada em um grupo de crianças especiais e com comorbidades, já no sábado pela manhã, em um ato simbólico que contou, inclusive, com a presença do secretário.

Beto Preto disse que o Estado teria condição de vacinar todas as crianças de 5 a 11 anos em, no máximo, 10 dias, mas afirmou que a campanha deve durar cerca de três meses.

Segundo a Sesa, a distribuição das doses será feita de acordo com a estimativa populacional de cada município, com prioridade para os grupos definidos pelo Ministério da Saúde.

Com a chegada desse segundo lote, o Paraná soma pouco mais de 131 mil vacinas pediátricas recebidas do Ministério da Saúde. O número corresponde a mais de 10% da população infantil do Estado, estimada em 1.075 milhão crianças.

 

Com informações da Agência Estadual de Notícias.

Comentários