SEGUNDA, 26/07/2021, 12:03

Paraná receberá remessa com 649 mil doses da vacina a partir desta terça

Neste carregamentos chegam imunizantes CoronaVac, Astrazeneca e da Pfizer

Uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19 chega pelo Aeroporto de Curitiba nesta terça-feira, dia 27.  Ao todo são 649.420 mas divididas em remessas diferentes. A primeira, com 170.000 imunizantes da CoronaVac (Instituto Butantan/Sinovac), chega por volta do 12h35 (voo AD 4830).  Logo em seguida, desembarque de 298.250 imunizantes, também da AstraZeneca/Fiocruz enviados diretamente pelo governo federal (voo AD 4078).

Já na quarta-feira a noite chegam 118.170 doses de vacinas da Pfizer/BioNTech;   

De acordo com a orientação do Ministério da Saúde, o lote inclui cerca de 130 mil doses para a primeira aplicação, o que deve garantir o avanço da campanha de imunização por idade no Estado. As demais são destinadas a grupos prioritários imunizados no primeiro semestre, com a conclusão do ciclo vacinal.

Assim que chegarem ao Estado, os imunizantes serão recebidos e separados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), em Curitiba, para serem distribuídos rapidamente para as 22 Regionais que formam o sistema público de saúde do Paraná. Ou seja, em Londrina e cidades da região devem chegar entre quarta e quinta-feira.

O objetivo da Sesa é aplicar pelo menos a primeira dose em 80% da população com mais de 18 anos no Paraná até o final de agosto. O restante da população adulta será imunizado até o final de setembro.

De acordo com o Vacinômetro do Sistema Único de Saúde (SUS), o Paraná é o quinto estado que mais vacinou contra a Covid-19 em números absolutos.

Alguns municípios estão mais avançados. Destaque para Maringá com 75,80% do publico alvo imunizado com a primeira dose, e Barra do Jacaré no norte pioneiro com 69,09% e Santa Cecília do Pavão com 68,73% na primeira dose.

Por Guilherme Marconi

Comentários