QUINTA, 06/05/2021, 19:38

Paraná recebeu novas doses anti-covid nesta quinta-feira

Quantitativo vai ser destinado a pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência permanente. Regionais de Saúde devem receber parte da nova remessa nos próximos dias.

São 242 mil unidades do imunizante da Astrazeneca e que chegaram ao aeroporto Afonso Pena, na Grande Curitiba, na tarde de quinta-feira.

As novas doses fazem parte do lote enviado pelo consórcio Covax Facility ao governo federal que, agora, realiza a distribuição para os estados. Todas as unidades são destinadas à primeira aplicação do imunizante em gestantes, pessoas com comorbidades, puérperas e pessoas com deficiência permanente.

Os imunizantes devem ser encaminhados ao Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) para organização do lote. A previsão é de que comecem a ser distribuídos às 22 Regionais de Saúde nos próximos dias. No entanto, ainda não há definição sobre quantas doses devem ser destinadas para cada unidade.

Só neste mês, o estado recebeu quase 750 mil doses de vacinas contra o coronavírus, entre unidades da Coronavac, CovidShield e ainda, o novo imunizante, da farmacêutica norte-americana Pfizer.

Além das vacinas desenvolvidas em parceira com a universidade de Oxford, a atual pauta de distribuição do governo federal ainda prevê ainda o envio de mais 67.774 unidades da Pfizer/BioNtech para o Paraná

Com a quantidade, o estado pode avançar com a campanha de imunização, ampliando o público-alvo da nova etapa para atender também aos profissionais da educação

Em Londrina, o cadastro deste novo grupo foi liberado na quarta-feira, para que as equipes da Secretaria Municipal de Saúde possam validar as informações e dar continuidade ao processo de agendamento para vacinação. Além dos trabalhadores das instituições de ensino, a nova etapa também engloba servidores da Asssistência Social e pessoas com deficiência que são beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

De acordo com a última atualização do Vacinômetro de Londrina, quase 118 mil pessoas já foram imunizados com a primeira dose anti-Covid e aproximadamente 67.500 londrinenses receberam a segunda aplicação.

A reportagem da CBN Londrina tentou contato com a Secretaria Municipal de Saúde para mais informações sobre os reflexos deste novo lote para a vacinação no município, mas até o fechamento desta matéria, não tivemos retorno.

Comentários