QUARTA, 06/07/2022, 11:00

Paraná soma 71 óbitos por dengue em atual período de monitoramento da doença

Novo boletim da Sesa confirmou mais de 5.500 novos casos e seis óbitos devido à doença

Desde o início do atual período epidemiológico, no Paraná, em agosto do ano passado, o estado totaliza 115.634 casos da dengue e 71 mortes por conta da infecção. O número de óbitos é mais que o dobro, em comparação ao registrado em todo o último ciclo de monitoramento, quando foram 32 vidas perdidas.

No boletim mais recente, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), na tarde de terça-feira (5), foram confirmados 5.514 positivações e seis óbitos por conta da dengue. Trata-se de três mulheres e três homens, com idades que variam entre 27 e 87 anos. As vítimas eram moradoras das cidades de Foz do Iguaçu, Bela Vista do Paraíso, Pontal do Paraná, Japurá e Cascavel.

De acordo com o relatório da pasta, 356 municípios paranaenses tiveram diagnósticos positivos, até agora. Deste total, 314 registraram casos autóctones, ou seja, quando a pessoa contrai a doença na mesma cidade em que mora. 

No atual ciclo de monitoramento, que segue até o fim deste mês, outras 25.566 suspeitas continuam em análise e, ao todo, o estado contabiliza 235.388 notificações. 

A população pode contribuir no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. Alguns dos materiais que podem se tornar criadouros do inseto, ao acumular água parada, são garrafas pet, pneus e vasos de plantas. 

Entre as orientações, está a manutenção adequada de piscinas sem uso, calhas e caixas d’água. Também é importante manter quintais limpos e higienizar vasilhas usadas para dar água a animais de estimação. No caso dos vasos de plantas, é preciso mantê-los com areia até a borda. Se os objetos estiverem vazios, a recomendação é deixá-los em local coberto.
 

COM INFORMAÇÕES DA AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

Comentários