TERCA, 26/04/2022, 15:57

Paraná tem dia “D” da vacinação contra a gripe neste sábado

De acordo com a Sesa, desde o início da campanha, em 4 de abril, mais de meio milhão de doses contra a Influenza foram aplicadas em todo o estado.

Os dados do Ministério da Saúde mostram que o Paraná tinha aplicado, do dia 4 de abril até esta terça-feira, quase 533 mil vacinas contra a Influenza. A campanha nacional de imunização, que está programada para acabar no dia 3 de junho, vai ter no próximo sábado, o chamado dia D para as crianças de seis meses a menores de cinco anos.

Até agora, o governo federal enviou ao estado mais de 2 milhões de imunizantes contra a gripe. E uma nova remessa, de acordo com a Sesa, deve chegar nesta quinta-feira. A estimativa é vacinar 4,3 milhões de paranaenses durante a campanha e atingir pelo menos 90% do público-alvo.

O secretário Estadual de Saúde, César Neves, ressaltou que, apesar do Paraná não estar mais em uma epidemia da doença, é importante que as pessoas se conscientizem e procurem um posto para tomar a vacina.

E este ano, junto com a campanha da gripe, tem a vacinação contra o Sarampo, que em 2021, alcançou uma cobertura de pouco mais de 82% no Paraná.

Segundo a Sesa, nos últimos dois anos, o estado não teve casos da doença. Mas, em 2019 e 2020, foram mais de 2 mil registros. O secretário de Saúde destacou os avanços na imunização contra o sarampo, mas apelou à população para que não deixe de tomar a tríplice viral.

A tríplice viral, que, além do sarampo, protege contra a rubéola e a caxumba, pode ser administrada simultaneamente com o imunizante da influenza, a partir dos seis meses de idade.

Segundo o Vacinômetro Nacional, até agora foram aplicadas no estado quase 8.700 doses da tríplice viral. E a estimativa do Ministério da Saúde é imunizar mais de 950 mil paranaenses dos públicos-alvo, entre eles trabalhadores da saúde e crianças de seis meses a quatro anos.

 

Com informações da Agência Estadual de Notícias.

Comentários