SEGUNDA, 26/04/2021, 17:23

Paraná tem menor número de casos de Covid desde novembro

No último sábado, média móvel foi de pouco mais de dois mil novos diagnósticos, queda de 23,5% em relação às últimas duas semanas.

O menor número de novos casos da Covid-19 desde novembro foi registrado na semana entre os dias 18 e 24 de abril, sábado passado. No período, de acordo com a Sesa foram registrados pouco mais de 14.500 novos diagnósticos positivos no Estado. A última vez que o número de casos esteve abaixo de 15 mil no Paraná foi na semana de 1º a 7 de novembro do ano passado, quando foram pouco mais de 11.100 confirmações da doença.

Já o pico no número de contaminados pelo vírus foi registrado na 9ª semana de 2021, entre 28 de fevereiro e 6 de março, com mais de 38.500 novos casos. Em seguida os registros caíram por cinco semanas seguidas, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde. Houve apenas um aumento, na 15ª semana, entre 11 e 17 de abril, quando o número de contaminados foi para pouco mais de 19 mil. Mas, na semana seguinte, os registros voltaram a cair, desta vez quase 25% em relação aos sete dias anteriores.

A média móvel de casos ficou no último sábado, 24, em pouco mais de 2 mil novos diagnósticos. Número 23,5% menor que a média dos 14 dias anteriores. Para a Sesa, a redução já é reflexo das medidas de restrição das últimas semanas.  Outro indicador importante é a taxa de transmissão do vírus, que segundo o Laboratório de Estatística e GeoInformação da Universidade Federal do Paraná, está em 0,95 aqui no Estado. Já o sistema Loft.Science, também dedicado a calcular a taxa de transmissão no País, aponta uma taxa de 0,92, a 5ª menor do Brasil.

A redução dos casos foi verificada em todas as macrorregionais, segundo a Sesa. A maior queda ocorreu na Regional Leste, com 27,6% em relação à semana anterior. Aqui na macro Norte, foi a quinta semana consecutiva de retração. Com 3.185 novos casos e uma redução de quase 20% nas duas últimas semanas.

Assim como os diagnósticos positivos, os óbitos também tiveram redução. Na semana que terminou no último sábado, a queda foi de quase 48% com relação aos sete dias anteriores. Foi a quinta semana consecutiva de retração aqui na macro Norte. O secretário Estadual de Saúde, Beto Preto, mais uma vez, reforçou o pedido para que as Prefeituras acelerem a vacinação e se planejem para evitar o desperdício de doses.

Desde março do ano passado, o Paraná registrou 923.441 casos e 21.421 mortes causadas pela Covid-19. O percentual de ocupação nas UTIs do Estado hoje segue acima dos 90%.

Comentários