QUARTA, 28/09/2016, 18:33

Paraná terá Lei Seca de 12 horas nas eleições deste domingo

Será proibido comprar, vender ou consumir bebidas alcoólicas em público das 6h às 18h. PM também prepara esquema especial de segurança para todos os locais de votação.

A Lei Seca estará novamente em vigor no Paraná nestas eleições. De acordo com a secretaria estadual de Segurança Pública, será proibido comprar, vender ou consumir bebidas alcoólicas em público das 6h às 18h deste domingo (2). A Polícia Militar também terá um esquema especial de segurança para os mais de cinco mil locais de votação do estado. Conforme o assessor de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, Marden Machado, policiais já começaram a vistoriar esses lugares desde quarta-feira (28).

A Lei Seca é uma medida controversa. Em estados como São Paulo, a proibição já não existe desde 2008. A associação que representa bares e casas noturnas do Paraná afirma que a norma beneficia a venda de bebidas na clandestinidade e prejudica empresários que geram empregos formais e pagam impostos para o estado.

Além da Lei Seca, outra medida de segurança que já está em vigor é aquela que proíbe a prisão de eleitores, a não ser em casos de flagrante ou em cumprimento de sentença judicial. O assessor do TRE lembrou que essa determinação vale até a próxima terça-feira (4).

Em Londrina, os presos no dia das eleições não serão mais encaminhados para o Ginásio do Moringão, como era prática comum em pleitos anteriores. Os detidos no domingo irão para o Centro de Triagem do 4º Distrito Policial, procedimento que já é rotina para as forças de segurança da cidade.

Comentários