QUARTA, 09/06/2021, 16:15

Paraná vai usar primeiro lote da vacina da Janssen para imunizar trabalhadores do transporte

Secretário de Saúde diz que doses devem chegar ao Estado até esta sexta-feira e precisam ser usadas em, no máximo, duas semanas para não perderem a validade

A informação foi confirmada pelo secretário Estadual de Saúde, Beto Preto, em uma Audiência Pública, nesta quarta-feira, na Assembleia Legislativa. O Paraná deve receber cerca de 150 mil doses do imunizante fabricado pelo braço farmacêutico da gigante multinacional Johnson & Johnson.

A nova vacina tem 85% de eficácia na prevenção dos casos graves e proteção completa contra a hospitalização e morte pela Covid-19, segundo estudos divulgados recentemente. Com isso, o Estado diz que vai avançar na imunização de um novo grupo: os trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros; do transporte ferroviário; aquaviário; e os caminhoneiros. De acordo com o Plano Estadual de Vacinação, eles somam mais de 178 mil pessoas.

Ao contrário da vacina da Pfizer, por exemplo, que exige ultracongeladores, a temperatura de armazenamento e transporte do imunizante da Janssen não oferece grandes desafios de logística, já que podem ser armazenados em geladeiras comuns, entre 2ºC e 8ºC, e por até três meses. Outra vantagem é que a imunização completa necessita de apenas uma dose, ao contrário das outras três vacinas em uso no país.

Os imunizantes fazem parte de um primeiro lote de 3 milhões de vacinas vendidas ao país pela farmacêutica e têm prazo de validade até 27 de junho. De acordo com a Sesa, a estimativa do Ministério da Saúde é de que as vacinas cheguem ao Paraná até esta sexta-feira, mas ainda não há uma quantidade definida.

O secretário Estadual de Saúde, Beto Preto, afirmou durante a audiência na Alep, que a Secretaria espera algo em torno de 150 mil doses para o Paraná.

Será o quarto imunizante em uso no país. No total, o Brasil firmou acordo com a Janssen para receber de 38 milhões de doses, com envios previstos para o 3º e o 4º trimestres desse ano. De acordo com o Vacinômetro do SUS, o Paraná aplicou até a manhã desta quarta-feira, mais de 4,1 milhões de vacinas contra a Covid, sendo 1,24 segundas doses.

Comentários