TERCA, 09/05/2023, 14:24

Paranaenses continuam no topo dos mais endividados do país

Em abril, quase 94% da população do estado tinha algum tipo de dívida

Uma pesquisa da CNC - Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e da Fecomércio PR - Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná, 93,8% dos paranaenses tinham algum tipo de dívida em abril desse ano. Em abril de 2022, o endividamento atingia 91,6% dos lares paranaenses. No cenário nacional, em abril, 78,3% das famílias brasileiras estavam endividadas. O coordenador de desenvolvimento empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, explica que endividamento é diferente de inadimplência: o paranaense deve, mas é bom pagador.

A inadimplência apresentou pequena melhora, passando de 22,5% de paranaenses com contas atrasadas em março para 22,2% em abril. E os que não terão condições de quitar seus débitos correspondem a 7% em abril.

Na análise por faixa de rendimentos, o endividamento aumentou entre as famílias com renda acima de dez salários mínimos, passando de 92% em março para 94% em abril. Já entre as famílias de menor renda, o endividamento se manteve em 93%. As dívidas mais comuns dos paranaenses são as de cartão de crédito, seguido pelo financiamento de veículo e financiamento imobiliário.
 

Por Juliana Takaoka

Comentários