SEGUNDA, 10/05/2021, 07:03

Pequenos negócios são responsáveis por mais de 70% dos novos postos de trabalho no Paraná em março

Segundo consultor de negócios, dados revelam protagonismo de micro e pequenas empresas na retomada da economia.

O levantamento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) aponta que das 11.507 vagas abertas no mês de março, os pequenos negócios possibilitaram a criação de 8.328 novos empregos.

O número representa 72,37% do total gerado no estado e uma média de quase seis novas vagas a cada mil empregados. No panorama nacional, o Paraná fica na quinta posição, em relação ao total de contratações pelas micro e pequenas empresas.

É o nono mês consecutivo em que os resultados são positivos para a categoria A pesquisa destaca que mesmo diante do avanço da Covid-19, o saldo é positivo em relação aos primeiros meses do ano passado, quando a pandemia foi decretada. A quantidade de novos postos de trabalho quase triplicou, quando comparado ao primeiro trimestre de 2020.

Para Sérgio Ozório, consultor da área de Ambiente de Negócios do Sebrae as informações revelam uma atuação positiva na economia local e aponta para o protagonismo das pequenas empresas na retomada dos negócios, em especial, a indústria de transformação, setor que mais contratou em março.

Ele afirma que o mercado tem vivido mudanças importantes nas dinâmicas comerciais. Com avanços tecnológicos e presença digital, os empresários também precisam se adaptar à nova realidade para que as empresas permaneçam relevantes e continuem crescendo.

O consultor do Sebrae destaca ainda que a vacinação em massa é fundamental para retomada efetiva da economia nacional. Os dados divulgados pela entidade mostram que mais de 580 mil empregos foram criados em todo o país por micro e pequenas empresas nos primeiros três meses de 2021. Em comparação, médias companhias foram responsáveis por 190 mil novos postos de trabalhos, cerca de 22% do total.

Comentários