SEGUNDA, 31/01/2022, 17:12

Pesquisa da Fecomércio aponta queda na confiança dos empresários paranaenses em primeiro mês de 2022

Redução foi registrada com mais intensidade entre pequenos negócios do estado. Apesar disso, indicador segue acima da média nacional.

Após uma leve elevação no mês de dezembro, o índice que mede a confiança do empresariado do comércio do estado voltou a cair em janeiro, de acordo com a pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), ao lado da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Segundo o levantamento, divulgado nesta semana, o indicador ficou em 124 pontos neste início de 2022. O que representa uma redução de 1%, em comparação ao mês anterior, quando o otimismo do setor alcançou 125,3 pontos.

Este recuo na taxa foi provocado principalmente pela perspectiva das empresas com menos de 50 funcionários, que apresentaram uma queda na confiança, diante da mudança do cenário epidemiológico no estado, com o avanço da variante ômicron, como explica Rodrigo Schmidt, coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio.

Por outro lado, as companhias de médio e grande porte registraram crescimento, em relação à pesquisa anterior. Entre os itens que integram o índice, todos continuaram em um patamar considerado positivo, acima dos 100 pontos.

No entanto, apenas um deles registrou crescimento. O Índice de Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) apresentou uma elevação de 2,9%, em relação a dezembro de 2021. Quando comparado ao mesmo mês ano passado, a alta é mais expressiva, chegando a 32,7%.

Schmidt destaca que mesmo diante desta redução no ICEC, o Paraná retornou aos níveis registrados em período pré-pandemia. Além disso, também houve uma melhora, no que diz respeito à possibilidade de investimentos pelos empresários do estado, segundo o coordenador da Fecomércio.

Ele aponta ainda que as condições de consumo, em 2022, podem ser mais favoráveis, com previsões apontando para uma certa desaceleração da inflação, quando comparado ao resultado de 2021.

A nova pesquisa da entidade mostra ainda que o Índice de Confiança do Empresário do Comércio do Paraná (ICEC) segue acima da média nacional, que registrou pouco mais de 121 pontos no primeiro mês deste ano.

 

Comentários