QUARTA, 06/04/2022, 18:23

Pesquisa da Fecomércio mostra queda no endividamento do paranaense pelo terceiro mês seguido

Apesar da redução, quando comparado a março de 2021, o mês passado registrou o maior percentual de toda a série histórica do levantamento.

Segundo a pesquisa da Confederação Nacional do Comércio e da Fecomércio Paraná, o endividamento das famílias do estado caiu pelo terceiro mês consecutivo e chegou a 91%. O índice é 1,3% inferior ao de fevereiro.

Apesar dessa redução, o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio, Rodrigo Schmidt,  explica que, na comparação com março de 2021, quando pouco mais de 90,5% da população estava endividada, o mês passado registrou o maior percentual dos 12 anos em que o levantamento é realizado.

O coordenador da entidade diz ainda que no cenário nacional, a proporção de brasileiros endividados também alcançou novo recorde em março.

A pesquisa da Fecomércio mostrou ainda que as famílias que recebem até dez salários mínimos foram as responsáveis pela queda mensal no endividamento, ao baixar de 92,0% em fevereiro para 90,2%. Já entre as famílias com renda superior a dez salários mínimos, a alta foi de 93,4% para 94,5%.

Apesar do volume ainda alto de endividados no estado em março, Schmidt afirma que as condições de pagamento dos débitos melhoraram.

Ainda de acordo com o levantamento, o cartão de crédito segue como o principal causador das dívidas dos paranaenses. Em março, ele foi responsável por quase 80% dos débitos das famílias aqui do estado.

Comentários