QUINTA, 04/08/2022, 18:22

Pesquisa mostra que mais de 60% dos paranaenses vão presentear no Dia dos Pais

Apesar da queda no percentual, valor do tíquete médio do presente subiu em relação a 2021.

A sondagem feita pela Fecomércio e Sebrae Paraná mostra que pouco mais de 60% dos consumidores do estado devem dar um presente neste Dia dos Pais. O percentual, menor do que o do ano passado, que foi de 66%, é ainda o mais baixo de toda a série histórica da pesquisa.

Além disso, a data, uma das mais importantes para o varejo, vem em boa hora, já que a intenção de consumo das famílias paranaenses, índice divulgado mensalmente pela própria Fecomércio, também registrou queda, a quarta consecutiva e atingiu o menor patamar do ano em julho.

Apesar da queda no percentual dos que vão presentear, a pesquisa revelou que o chamado tíquete médio deve ficar em pouco mais de R$ 135, contra R$ 116,00 em 2021. E as roupas e calçados seguem como as opções preferidas para mais de 50% dos filhos entrevistados.

A pesquisa mostrou também que o principal motivador na hora da compra é a qualidade do produto, foi o que afirmaram mais de 32% deles. Na sequência, aparece o preço baixo, para 24%. Na hora de presentear, a sondagem mostrou ainda que a maioria, quase 60% dos filhos, fazem pesquisa de preço pela internet.

Alesandra de Almeida, consultora do Sebrae, diz que a web e as redes sociais, principalmente, já são há algum tempo, o principal meio de busca de informações pelos consumidores.

O comércio de rua deve receber quase 36% dos compradores, com crescimento expressivo do movimento nas lojas de bairro, citadas por quase 25% deles, contra menos de 9% no ano passado. Mas, a internet segue com cada vez mais espaço e foi a forma de compra escolhida por 32% dos consumidores ouvidos na pesquisa. A consultora do Sebrae diz que isso ocorre, principalmente, por conta das facilidades do comércio online.

A influência da pandemia no consumo também caiu. Em 2021 pouco mais de 50% dos entrevistados afirmaram que ela foi determinante para o valor ou o tipo do presente. Mas, agora em 2022, esse percentual caiu para menos de 38%.

A preferência de mais de 60% dos entrevistados foi pelo pagamento à vista, sendo 27% no cartão de débito, 22% no dinheiro e quase 12% no Pix. A pesquisa da Fecomércio e Sebrae Paraná ouviu 378 consumidores, entre os dias 13 e 20 de julho.  

Comentários