QUARTA, 23/02/2022, 17:01

Pessoas completamente imunizadas contra o coronavírus que tiveram contato com infectados pela doença não vão mais precisar ficar em quarentena no Paraná

Quem contraiu a Covid-19 nos últimos 90 dias também está livre do isolamento, de acordo com nova normativa da Secretaria Estadual de Saúde.

Paranaenses com o esquema vacinal completo contra a Covid-19 que tiveram contato com infectados pela doença não vão mais precisar ficar em quarentena. Quem contraiu a Covid-19 nos últimos 90 dias também está livre do período de isolamento de sete dias. As regras atualizadas fazem parte de uma nova normativa divulgada nos últimos dias pela Secretaria Estadual de Saúde.

Segundo a Sesa, o isolamento é desnecessário até mesmo para aquelas pessoas que moram na mesma casa dos infectados. Em caso de sintomas, a orientação é procurar assistência médica e fazer o exame.

Apesar de não precisar ficar em quarentena, vai ser necessário, segundo a nova normativa, utilizar máscaras o tempo todo, "inclusive dentro de casa, por dez dias a partir da data do seu último contato com alguém com Covid-19". Também é indicado não viajar e, ainda, não ficar perto de pessoas com comorbidades ou que "estão em alto risco".

A Sesa orienta ainda a pessoa a redobrar a higiene pessoal lavando as mãos com frequência e utilizando álcool gel sempre quando for possível.

Em entrevista à CBN nesta quarta-feira (23), o médico sanitarista Gilberto Martin avaliou a mudança de forma positiva, e disse que ela reafirma a importância da vacinação para a contenção dos números da pandemia em todo o estado.

Até esta quarta, o Paraná tinha 2.277.795 casos confirmados e 41.876 mortes em decorrência do coronavírus. O estado também tem 8.651.348 pessoas com o esquema vacinal completo contra a doença, sendo que pouco mais de 3 milhões delas já tomaram as chamadas doses de reforço.

Por Guilherme Batista

Comentários