TERCA, 16/06/2026, 12:26

Pinturas nas ruas aumentam paixão do londrinense pela seleção brasileira e é diferencial de bar no centro

Decoração está espalhada por todas as regiões da cidade, que fazia tempo que não vivia um clima de Copa do Mundo tão intenso

Fazia tempo que a cidade não via tantas manifestações em favor da seleção brasileira na Copa do Mundo. As principais são as pinturas feitas nas ruas de diversos pontos de Londrina. A decoração foi executada antes mesmo do início do torneio, após autorização da CMTU. Uma das mais conhecidas fica na rua Montese, atrás da avenida Higienópolis, na área central. A pintura toma conta de boa parte da via. Traz diversos detalhes em verde e amarelo, bandeira do Brasil e o escudo da CBF, os anos das conquistas dos mundiais pela seleção, o pedido pelo hexa e referências ao bar que fica localizado na rua, como o cachorro caramelo comunitário e a mesa forrada de garrafas de cerveja.

André Tobias é o dono do estabelecimento e o responsável pela pintura, que foi feita com a ajuda de 150 pessoas. Ele destacou que a decoração tem sido diferencial na atração dos clientes. No primeiro jogo da seleção na Copa, por exemplo, teve gente chegando com 2h30 de antecedência para garantir um lugar.

Mas, mais do que boa para os negócios, a pintura, segundo o comerciante, é importante para deixar a cidade bonita e em clima de Copa do Mundo.

A reportagem ficou no local por cerca de 30 minutos e encontrou diversas pessoas fazendo vídeos e fotos da decoração. Até uma equipe da Guarda Municipal passou pelo trecho para a produção de um material institucional. O engenheiro químico Anderson Schwitzner também parou para ver a pintura de perto e registrar tudo pelo celular. Ele mora em Curitiba e estava em Londrina de férias. O turista contou que sempre ouviu as pessoas falando muito bem da cidade, mas ele nunca imaginou que iria encontrar a pintura temática pelo caminho.

Para o jogo de sexta-feira, contra o Haiti, o dono do bar com a pintura temática espera que o movimento seja ainda maior.

Além da pintura na rua Montese, há decoração também na rua Gregório Vacário, no residencial Vista Bela; na rua José Damião Bérgamo, no jardim Gávea; na rua Carmo Antônio Salum, no conjunto Cafezal; na rua Nossa Senhora do Socorro, no conjunto Nossa Senhora da Paz; no Colégio Ética; e em bairros como Califórnia e o Novo Amparo.

Por Guilherme Batista

Comentários