QUARTA, 16/02/2022, 16:37

Polícia segue nas buscas pela recaptura de preso perigoso fugitivo da PEL 2, em Londrina

Nelson Barbara estava detido desde 2003 e já tinha sido condenado por homicídios e roubos violentos. População da área rural da cidade está apavorada.

Equipes das polícias Militar (PM) e Civil continuam atuando na tentativa de recapturar o preso Nelson Barbara, de 40 anos, que fugiu da unidade dois da Penitenciária Estadual de Londrina (PEL 2) no último domingo (13). A Patrulha Rural da Guarda Municipal também tem auxiliado nos trabalhos.

Nos últimos dias, a polícia recebeu a informação de que Barbara poderia estar escondido em três localidades rurais do município: o Patrimônio Regina, o distrito de Irerê e a chamada Fazenda da Nata, na Estrada do Limoeiro. São comunidades que ficam na zona sul da cidade e relativamente próximas da penitenciária de onde o detento conseguiu escapar pulando o muro no momento em que os agentes de segurança faziam a entrega das marmitas aos presos.

As equipes fizeram patrulhamento nas localidades, mas não conseguiram encontrar o fugitivo. Apavorados, diversos moradores teriam passado os últimos dias trancados em casa com medo do detento. Alguns evitaram mandar os filhos para escola e outros tantos resolveram ir para a casa de parentes na cidade.

Barbara estava detido desde 2003 cumprindo pena por dois homicídios e diversos roubos violentos praticados justamente contra produtores rurais de Londrina e região nos anos 2000.

O delegado do 6º Distrito Policial de Londrina, Ernandes Cezar Alves, disse que as equipes têm recebido muitas informações sobre o possível paradeiro de Barbara. Apesar disso, ele não quis revelar detalhes do que tem sido repassado para não atrapalhar as investigações. O delegado disse acreditar que o fugitivo não recebeu cobertura ou ajuda do lado de fora do presídio, e destacou que, para ele, Nelson Barbara esteja tentando se afastar cada vez mais da região com o objetivo de despistar as equipes policiais.

A Guarda Municipal e a Polícia Militar chegaram a realizar pontos de bloqueio na tentativa de impedir a fuga do detento, mas ele não foi encontrado. Até o helicóptero do BPMOA foi acionado para ajudar nos trabalhos. A aeronave sobrevoou a mata que fica nas proximidades da PEL 2, mas não encontrou nada de suspeito. O tenente Felipe Ciniciato, do 5º Batalhão da Polícia Militar (PM), destacou que os trabalhos continuam, e orientou a população a denunciar caso Nelson Barbara seja visualizado.

Os telefones da polícia para denúncias e mais informações são o 190 e o 181.

Por Guilherme Batista

Comentários