QUINTA, 23/04/2020, 16:00

Prefeitura de cidade do interior do Paraná promove cursos sobre métodos de prevenção à transmissão do novo Coronavírus para representantes dos setores produtivos

O comércio vai voltar a atender na próxima semana de forma escalonada e só será liberado o estabelecimento que tiver o certificado do curso promovido pelo município.

A prefeitura de Tamarana, no norte do Paraná, inovou nas estratégias de combate ao novo Coronavírus. Desde o dia 23 de março as lojas e todo o setor produtivo estão fechados cumprindo decreto de quarentena.

Porém, como alguns comércios da região já retomaram as atividades de forma escalonada e alguns comerciantes da cidade estavam descumprindo o decreto municipal, a administração tomou a decisão de reabrir a partir da próxima semana, mas antes cada setor deverá fazer um curso para cumprimento das medidas de prevenção á transmissão do Covid-19.

De acordo com o prefeito Beto Siena, entre as medidas que vão compor o decreto é que a população deve utilizar máscara durante as compras como já é obrigatório em muitas cidades.

 

O diretor de ação em saúde do município, Leandro Feronato, fez escalas para os mais de 600 representantes de cada um dos setores produtivos da cidade, para que eles pudessem ir ao curso com 20 regras de reabertura.

Durante um dia inteiro prestadores de serviços, instituições religiosas, comércio, indústrias, bares e restaurantes se revezaram em turnos e horários diferentes para receberem o curso.

Entre as medidas essências estão uso de máscaras, distanciamento social e instalação de uma pia no lado externo de cada estabelecimento. Só estará liberado para funcionamento das atividades quem tiver em mãos o certificado do curso.

 

Para o empresário do setor de materiais de construção, Silvano Mendes, a medida é segura e permite que os empresários retomem as atividades. Ele já instalou a pia na frente da loja dele.

 

O comércio de Tamarana vai retornar dia 27, próxima segunda-feira. O horário de atendimento será das 9h manhã até as 4h da tarde.

A cidade não tem casos confirmados de pessoas infectadas pelo Covid-19, mas há 20 suspeitos.

Em cidades da região muitos retomaram as atividades também, além de Londrina, Cambé, Ibiporã e Rolândia.

Bela Vista do Paraíso, segundo o decreto municipal o comércio está funcionando normalmente, antes o comércio estava funcionando das 8h da manhã as 2h da tarde, depois estendido até as 4h da tarde. Os clientes precisam obedecer às regras do uso de máscaras e a higienização das mãos.

Em Sertanópolis, o comércio atende a população até as 4h da tarde, também de acordo com o decreto municipal.

Em Jataizinho, o comércio está funcionando com o horário normal, aquele adotado antes da pandemia, até 6h da noite. Durante o pico da pandemia o horário era das 9h da manhã as 2h da tarde. 

Em Primeiro de Maio, não estão funcionando bares, lanchonetes e conveniências. Somente serviços essências e órgãos públicos.

Nós não conseguimos contato com as prefeituras de Cornélio Procópio e Uraí até o fechamento desta edição.

Em todas as cidades os clientes precisam obedecer ao uso das máscaras ao adentrar o estabelecimento e higienizar as mãos com álcool gel.

 

 

Repórter Bruno Carraro.

Comentários