QUINTA, 13/11/2025, 18:19

Prefeitura quer ampliar programa de apoio a carroceiros e proteção dos animais de tração

Novo projeto de lei pretende incluir mais 51 trabalhadores no programa e garantir continuidade das ações com recursos do Fundo de Proteção Animal

A prefeitura de Londrina enviou à Câmara Municipal (CML) um novo projeto de lei que amplia o alcance da Política Ambiental de Proteção aos Animais de Tração e de Atenção aos Trabalhadores. A proposta busca incluir mais 51 carroceiros que não conseguiram se cadastrar dentro do prazo inicial.

O programa, criado na gestão do prefeito Tiago Amaral (PSD), garante renda temporária e oferece capacitação profissional aos trabalhadores que deixaram de usar veículos de tração animal. Desde o início da iniciativa, 26 carroceiros já entregaram suas carroças e receberam uma indenização de mil reais por veículo, além de um salário mínimo mensal durante seis meses, para auxiliar na transição para novas atividades.

Esses trabalhadores também participaram de cursos promovidos pela secretaria municipal do trabalho, com apoio do Sebrae, para ajudar na recolocação profissional ou na abertura do próprio negócio. Na próxima etapa, terão orientação vocacional e poderão apresentar um plano de negócios para receber até 10 mil reais em apoio financeiro.

O novo projeto de lei ainda prevê que o Fundo Municipal de Proteção Animal passe a financiar parte das ações, junto com o Fundo Municipal do Meio Ambiente. A medida busca garantir a continuidade do programa e o cuidado com os animais de tração, especialmente os cavalos, que deixaram de ser usados no transporte.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários