QUINTA, 16/10/2025, 16:53

Prefeitura retoma obras de reforma e ampliação da UBS Irerê

Prazo de entrega é de seis meses; entre outras melhorias, a reforma vai possibilitar que os serviços de odontologia sejam realizados na unidade

A prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP), retomou na última semana (9) a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito de Irerê. A obra, cuja antiga ordem de serviço foi assinada em dezembro de 2023, com prazo de entrega em maio de 2024, foi declarada abandonada em dezembro do ano passado.

Para resolver essa situação, a prefeitura conduziu uma nova licitação, homologada em setembro de 2025, o valor contratado da nova obra foi de R$ 755.000,00, cerca de 20% inferior aos R$ 945.620,20 estimados no edital. O prazo de entrega é de seis meses.

De acordo com a prefeitura, a ampliação da estrutura física da UBS possibilitará que os serviços de odontologia sejam realizados nas dependências da unidade, atendendo a uma antiga reivindicação da população, já que esses atendimentos costumavam ser feitos em imóvel separado.

Além da ampliação, serão revisadas ou concluídas intervenções como reparo de paredes e painéis; troca de esquadrias e vidros; melhorias na cobertura, impermeabilização, revestimentos e tetos; e instalação de pisos e revestimento em paredes. A reforma abrange, ainda, a implantação de instalação hidráulica e elétrica.

Durante a reforma, a equipe da UBS está atendendo em um espaço cedido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) ao lado do Centro de Educação Infantil (CEI) São José, na praça próxima ao terminal do transporte coletivo do distrito. O horário de funcionamento é das 7h às 16h. Já os pacientes que necessitam de serviços de odontologia estão sendo atendidos pela UBS Paiquerê.

A UBS de Irerê conta com uma equipe de Estratégia Saúde da Família, uma enfermeira, uma médica, dois auxiliares de enfermagem, um agente comunitário de saúde (ACS), além de um fisioterapeuta e um servidor administrativo. A UBS atende uma média de 1.200 pessoas por mês.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários