QUINTA, 25/05/2023, 18:49

Prêmio Queijos do Paraná escolhe os melhores do Estado

Premiação está marcada para a próxima quinta-feira, 1º de junho, em Curitiba. Vencedores vão poder usar a medalha como uma espécie de selo certificador na embalagem dos produtos.

Com mais de 300 inscritos, a primeira edição do Prêmio Queijos do Paraná escolhe na próxima quinta-feira, 1º de junho, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba os melhores produtos do estado em diversas categorias. Além da grande final, o evento vai ter ainda uma programação recheada de minicursos e palestras.

O prêmio, que começou a sair do papel em agosto do ano passado e é realizado por um comitê gestor formado pelo IDR-Paraná, Sistema Faep/Senar, Sebrae e Sindileite, tem o apoio de outras 28 entidades.

A avaliação dos queijos vai ser em três fases, todas no mesmo dia. Na primeira delas, na manhã de quinta-feira, o júri vai analisar os inscritos, de acordo com a categoria, a partir de critérios técnicos e sensoriais. Para isso, cada jurado participou de um curso promovido pela própria organização do prêmio. Na avaliação, cada queijo vai receber de 0 a 20 pontos, e os que receberem 18 pontos ou mais serão premiados com medalha de ouro.

Na segunda fase, os produtos com medalha de ouro passarão por uma nova avaliação e podem ser premiados com o selo super-ouro. E entre os queijos reconhecidos com o super-ouro, o júri vai escolher, ao final do dia, o melhor de todo o estado nessa primeira edição do Prêmio.

A categoria com maior número de concorrentes é a que reúne os queijos tipo minas artesanal ou colonial, que somou 72 inscritos.

Já a categoria criações especiais, com os queijos aromatizados ou condimentados, teve 57 concorrentes. Outros 47 vão participar na categoria de similares à muçarela ou cacciocavalo. E o restante dos participantes divide-se entre as outras categorias.

Com o prêmio em mãos, os vencedores vão poder usar a medalha recebida como selo na embalagem de seus produtos. Além disso, os vencedores também vão ganhar consultoria de gestão e de design de embalagem e treinamentos voltados ao processo de produção. Todos os participantes vão receber ainda um relatório técnico, com apontamentos sobre seu produto.

Com informações da Agência Estadual de Notícias.

Comentários