SEXTA, 12/04/2024, 11:49

Projeto de lei pede a correção diferenciada de provas discursivas de surdos e deficientes auditivos

A intenção é garantir a equidade no tratamento em concursos públicos e testes seletivos realizados pelo município

A Câmara Municipal de Londrina aprovou em primeiro turno, o projeto de lei que estabelece critérios diferenciados para a correção de provas discursivas e de redação de candidatos surdos ou com deficiência auditiva em concursos públicos e testes seletivos realizados pelo Município. De acordo com o autor do projeto, vereador Giovani Mattos, a intenção é garantir a equidade de tratamento.

A sugestão veio da Associação dos Surdos de Londrina que explicou para o vereador que muitos surdos e deficientes auditivos têm dificuldade na hora de redigir redações nos concursos. De acordo com o vereador, isso acontece porque a Língua Brasileira de Sinais, utilizada pelos surdos, possui estrutura diferente da Língua Portuguesa, que é a língua cobrada nos concursos públicos.

O projeto prevê que um profissional especializado, intérprete habilitado, faça a correção das provas discursivas e redações dos surdos e dos deficientes auditivos. O vereador ressalta que é importante que o candidato, na hora de se inscrever no concurso público ou teste seletivo municipal, se identifique como surdo ou deficiente auditivo.

O projeto volta a pauta na próxima sessão da Câmara, na terça-feira (16) para segunda discussão.

Por Juliana Takaoka

Comentários