TERCA, 21/09/2021, 10:03

Projeto Leitura na Rua precisa de recursos para ampliar oferta de bibliotecas volantes

A proposta reutiliza refrigeradores que não funcionam mais, transformando-os artisticamente em armários com livros

Há dois anos o jornalista Lucas Marcondes colocou em prática a ideia de facilitar o acesso da população aos livros, no município de Tamarana. O projeto se chama Leitura na Rua e envolve literatura e meio ambiente. Isso porque as bibliotecas volantes são criadas a partir do reaproveitamento de refrigeradores quebrados. As geladeiras passam por um processo de limpeza e grafitagem, pintura artística feita com sprays, e passam a funcionar como estantes de livros. Uma foi colocada perto da prefeitura, outra no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social – e uma terceira está no CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social. Recentemente o voluntário recebeu doações de cinco geladeiras e precisa de ajuda financeira para executar as reformas.

O Leitura na Rua já tem um bom acervo, que também é fruto de doações. O empréstimo das obras funciona de uma forma bem simples. Os interessados tomam os livros de empréstimo e podem devolver quando terminarem a leitura.

Doações de livros são sempre bem-vindas. Marcondes faz a coleta por conta própria se os moradores forem de Londrina. A preferência é por volumes de literatura, principalmente infanto-juvenil, que tem bastante procura. Mas a necessidade mais emergencial hoje é por tinta spray ou dinheiro para reforma e decoração das geladeiras. 

Interessados em ajudar na ampliação do projeto podem entrar em contato pelo Instagram @leituranaruatamarana ou pelo e-mail leituranaruatamarana@gmail.com. Haverá prestação de contas.

Por Livia de Oliveira

Comentários