SEGUNDA, 30/07/2018, 07:16

Quase 120 acidentes de trabalho são registrados por dia no Paraná

Levantamento mostra queda de 18% no número de ocorrências, mas ainda preocupa por conta da falta de ações de prevenção por parte das empresas.

O Anuário Estatístico da Previdência Social atualizado neste ano mostra que o número de acidentes de trabalho ainda é sinônimo de muita preocupação em todo o país. No Paraná, a frequência de ocorrências pode até ter caído 18,5% entre 2014 e 2016, segundo o levantamento, mas ainda é gigantesca. No ano retrasado, o último a ser analisado pelo anuário, mais de 43 mil acidentes de trabalho foram registrados no estado. São quase 120 por dia.

Cerca de 30% desses acidentes acontecem no setor da construção civil, que ainda registra mortes de trabalhadores. Em Londrina, por exemplo, um pedreiro morreu soterrado em abril deste ano enquanto trabalhava. Ele estava sem equipamento de segurança. Para o presidente do Sintracom, o sindicato que representa os funcionários do setor, Denilson Pestana, o grande número de acidentes é resultado da falta de investimento por parte das empresas em ações de prevenção.

Ele também questionou os dados apresentados pelo Anuário, dizendo que o número de acidentes só caiu como consequência à crise econômica, que, segundo ele, causou a demissão de muitos trabalhadores nos últimos anos. Entre 2014 e 2016, de acordo com o IBGE, o número de pessoas fora do mercado de trabalho dobrou no país, indo de quatro para 8%.

A expectativa é de que pelo menos 4% do Produto Interno Bruto do país sejam perdidos para os acidentes de trabalho. Nos últimos cinco anos, o INSS pode ter gasto mais de 25 bilhões de reais para bancar benefícios dos trabalhadores afastados.

Por Guilherme Batista

Comentários