TERCA, 13/06/2023, 11:54

Quatro universidades do Paraná retomam calendário, mas professores da UEL seguem em greve.

Paralisação dos servidores de Londrina não afeta calendário do vestibular 2024

 

A maioria das universidades estaduais do Paraná decidiu pela suspensão do movimento grevista e o retorno às atividades letivas nesta segunda-feira (12). É o caso da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste), Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste) e UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa). A UEM (Universidade Estadual de Maringá) também suspendeu a greve, mas está em período de férias até 26 de junho.

 

Além da UEL (Universidade Estadual de Londrina), seguem paralisadas a UENP (Universidade Estadual do Norte) e Unespar (Universidade Estadual do Paraná). A principal mudança nas últimas semanas foi a sinalização de possibilidade de aprovação do plano de carreira dos professores, que pode compensar parte da defasagem salarial de 42%.

De acordo com a professora Sandra Garcia, coordenadora do Cops, da UEL, o cronograma do Vestibular 2024 corre normalmente. Neste mês de junho, por exemplo, é o período que os candidatos podem solicitar a isenção da iscrição por meio de duas modalidades: pelo NIS, do Cadastro Único (Cadúnico), e pelo processo de análise socioeconômica do Serviço de Bem-Estar à Comunidade (Sebec).

 

Para o público geral, as inscrições para o Vestibular 2024 têm início no dia 24 de julho e permanecem abertas até o dia 5 de setembro. Neste momento, os candidatos poderão escolher se participam do processo seletivo como concorrentes às vagas ou treineiros. O preço da inscrição será de R$ 176,00.

 

As provas serão aplicadas nos dias 29 de outubro (1ª fase) e 26, 27 e 28 de novembro (2ª fase) de 2023.

Os estudantes que passarem neste vestibular devem começar o calendário somente em meados de 2024, por conta ainda do atraso da pandemia. Os dias paralisados na greve ainda não estão nesta conta.

 

O Vestibular 2024 irá ofertar 2.451 vagas, entre sistema universal, reserva para pessoas com deficiência e cotas para negros e estudantes de instituições públicas. Asim como na edição 2023, as provas da 1ª fase vão ser aplicadas em Londrina e em outros quatro municípios do Paraná (Curitiba, Cascavel, Guarapuava e Umuarama).

 

 

Por Guilherme Marconi

Comentários