Reforma vai fazer pronto atendimento do Leonor fechar as portas a partir de fevereiro
Secretaria de Saúde ainda não sabe se vai transferir atividades para imóvel provisório ou para a UPA do jardim do Sol. Usuários aprovam reforma, mas veem com desconfiança fechamento temporário da unidade.
A dona de casa Adriana Carvalho usa o pronto atendimento do jardim Leonor, na zona oeste de Londrina, há sete anos e, neste meio-tempo, nunca viu a unidade passar por reforma.
Um tempo significativo, que foi desgastando a estrutura física do prédio. Atualmente, a unidade sofre com um problema grave de infiltração. Quando chove, o teto vira uma peneira... As goteiras se espalham por todos os setores, atrapalhando o dia a dia de usuários e funcionários. A espera por uma estrutura melhor chegou ao fim nesta terça-feira, com a assinatura da ordem de serviço para o início de uma reforma geral do imóvel. A prefeitura vai investir cerca de R$ 1 milhão nas obras, que devem durar sete meses. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, a unidade vai ser praticamente reconstruída.
Adriana espera com ansiedade pelo início das obras.
Nesta primeira etapa dos trabalhos, o pronto atendimento vai continuar atendendo normalmente os usuários. Já as atividades da Atenção Básica foram transferidas para os postos de saúde dos jardins Santa Rita, Santiago e Alvorada, também na zona oeste. O secretário de Saúde destaca, entretanto, que o local vai precisar fechar as portas por completo a partir do próximo mês. Ele afirma que o município ainda não sabe se vai transferir as atividades para um prédio provisório, na região, ou para a UPA do jardim do Sol.
O fechamento temporário do pronto atendimento e a transferência das atividades são vistos com desconfiança pela população. A zeladora Maria de Lurdes e a dona de casa Cristiane Bazzani acreditam numa piora no atendimento se realmente houver a junção das equipes do Leonor com as da UPA.
O secretário de Saúde destaca que é preciso ter paciência, e entender que não há como realizar uma reforma completa sem fechar as portas da unidade.
O prefeito Marcelo Belinati adianta, ainda, que, depois da conclusão das obras no Leonor, será a vez da UPA do jardim do Sol passar por uma grande reforma.