SEXTA, 22/08/2025, 16:36

Reformas emergenciais do Jardim Botânico envolvem ponte interditada, estufa, lago e sede administrativa

 A primeira etapa das modificações será concluída em dois meses. Com 97 hectares de área, a unidade foi aberta ao público oficialmente em 2013, sem nunca ter sido finalizada

O Governo do Estado, a partir de um convênio entre o Instituto Água e Terra (IAT) e a prefeitura, segue o processo de revitalização do Jardim Botânico de Londrina. Com 97 hectares de área, a unidade foi aberta ao público oficialmente em 2013, sem nunca ter sido finalizada.

Neste primeiro momento, os serviços estão concentrados nos consertos em algumas das estruturas mais avariadas do espaço, com destaque para a passarela que conecta os dois lados do complexo ambiental. A ponte está interditada desde 2023, forçando o público a dar uma volta extensa para chegar à estufa.

O pacote inclui remoção dos vidros da estufa, reforma da área de apoio operacional, reparos no prédio principal e no anfiteatro externo, melhorias nas instalações elétricas, impermeabilização da área onde fica o lago e revitalização da passarela. O investimento total é de R$ 2,3 milhões.

A lagoa que fica em frente à estufa está sendo esvaziada e passará por melhorias que devem durar cerca de 13 meses. Outro ponto de destaque nesta primeira etapa das reformas é em relação à troca de pisos na sede administrativa do Jardim Botânico.

O Jardim Botânico de Londrina possui uma grande variedade de espécies da flora paranaense divididas em cinco jardins temáticos: o Arboreto Nativas do Paraná, que reúne espécies de diversas regiões fitogeográficas do Estado; o Jardim das Barrigudas, que abriga o baobá (Adansonia digitata), uma árvore característica de Madagascar; o Jardim das Coníferas, com plantas como a araucária (Araucária angustifólia); o Jardim Desértico, com espécies do semiárido nordestino, como as cactáceas; e o Jardim da Vovó, com várias plantas presentes nos jardins domésticos.

Com entrada gratuita, o local está aberto das 8h às 18h, e fica na Avenida dos Expedicionários, número 1.999, no conjunto Vivendas do Arvoredo, em Londrina.

 

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários