SEXTA, 17/01/2025, 06:14

Representantes protocolam manifesto defendendo a permanência das Secretarias do Idoso, Mulher e Assistência Social em Londrina

 Documento possui apoio de mais de 40 entidades londrinenses

As primeiras medidas do prefeito de Londrina, Tiago Amaral (PSD), de absorver algumas secretarias, como a Secretaria da Mulher, Secretaria do Idoso e Secretaria de Assistência Social dentro da Secretaria de Família e Desenvolvimento Social, seguem repercutindo entre representantes e entidades.

A novidade é que representantes ligados as pastas atualmente absolvidas, se juntaram e protocolaram um manifesto defendendo a permanência das Secretarias do Idoso, Mulher e Assistência Social. O documento é assinado pelas três secretarias e por mais de 40 entidades.

O economista e coordenador do Centro de Estudos e Formação para o Envelhecimento (Cefe), Dácio Villar, que já foi presidente do Conselho Municipal do Direitos da Pessoa Idosa de Londrina, comentou que o documento é mais uma forma de tentar dialogar com os novos gestores municipais.

De acordo com, Olegna de Souza Guedes, presidente do Conselho Regional de Serviço Social do Paraná (CRESS-PR), tal decisão, fere o significado de cada pasta e as lutas históricas de ambas.

A presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Londrina, Sueli Galhardi, reforça que as entidades e secretárias querem reforçar a importância das pastas não só para a cidade, mas para todo o Brasil, onde tais políticas públicas são referências estruturadas.

Por outro lado, o prefeito Tiago Amaral (PSD) garantiu em suas primeiras entrevistas que mesmo após absorver algumas pastas, o importante é não faltar atendimento de qualidade para a população.

Ao longo dos últimos dias diversas entidades como a OAB-PR (Ordem dos Advogados do Brasil) já haviam protocolado pedidos recomendando o diálogo e retorno das pastas públicas.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários