QUINTA, 29/01/2026, 18:08

Ressurgimento de plantas aquáticas no Igapó 2 mobiliza fiscalização ambiental em Londrina

Além do acúmulo de lixo, a SEMA monitora o crescimento desordenado das macrófitas, que podem causar desequilíbrio no lago; limpeza da área está agendada para o dia 2 de fevereiro

Nesta quinta-feira (29), voltou a ser registrado o surgimento de macrófitas aquáticas, conhecidas como alfaces-d’água, nas margens do lago Igapó 2, na zona sul de Londrina. Segundo especialistas, essas plantas passam a ser consideradas daninhas quando se espalham de forma desordenada, podendo causar prejuízos ao equilíbrio ambiental do lago.

Em nota encaminhada à CBN Londrina, a Secretaria Municipal do Ambiente informou que, desde a semana passada, realiza a fiscalização no local, tanto em relação à formação das alfaces-d’água quanto ao acúmulo de lixo. A pasta destacou que, caso seja confirmada a existência de despejo irregular de esgoto, as medidas cabíveis serão adotadas.

Ainda de acordo com a secretaria, a limpeza da área será realizada a partir da próxima segunda-feira, dia 2 de fevereiro, em conjunto com outras secretarias do município.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários