SEGUNDA, 12/01/2026, 09:09

Rolândia começa implementar novo sistema de limpeza pública

De acordo com o prefeito, o contrato envolve uma parceria público-privada e a cidade se torna a primeira do Paraná com o modelo de gestão 

 

Um novo sistema de coleta, manejo e tratamento de resíduos sólidos foi implantado em Rolândia por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), empresa que deve fazer a gestão completa da limpeza pública.

O contrato de trabalho também abrange varrição manual de vias e logradouros públicos e serviços gerais.

De acordo com o prefeito Ailton Maistro, com a contratação dos serviços, Rolândia é a primeira cidade do Paraná a ter uma Parceria Público-Privada (PPP) para fazer trabalho completo de limpeza na cidade.

O prefeito explicou que o contrato, válido por 30 anos, estipula metas como, por exemplo, a redução do resíduo aterrado, educação ambiental, práticas de reutilização e compostagem e que pode gerar economia ao município, com contrato de aproximadamente R$1 milhão.

Dentro do contrato estão incluídos a operação, manutenção, transporte e destinação dos resíduos provenientes dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs).

Entre as estruturas que passarão a ser operadas pelo consórcio estão o aterro sanitário, a Unidade de Tratamento Biológico – Compostagem Aeróbica, a Unidade de Tratamento de Resíduos Volumosos e a Unidade de Tratamento e Valorização de Resíduos Sólidos (UTVRS). O contrato por licitação, será prestado pela empresa SANAMBI, com recolhimento também na zona rural.

O trabalho foi iniciado no dia 5 de janeiro de 2026.

Por Silvia Vilarinho

Comentários