SEGUNDA, 21/12/2020, 18:14

Segundo caso de H1N2 é identificado no Paraná

Com potencial epidêmico, vírus foi identificado em criança do município de Rebouças.

A Secretaria da Saúde do Paraná informou, no último sábado (19), que um subtipo do vírus Influenza A foi detectado em uma menina de 4 anos, moradora da zona rural da cidade de Rebouças. É o segundo caso identificado no estado neste ano. Em abril, uma jovem do município de Ibiporã teve diagnóstico positivo para o vírus. A doutora Acácia Nasr, Coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesa, explica que ainda não é possível afirmar que o caso mais recente se trata da mesma variante da primeira notificação no estado. Porém, nas duas ocorrências, os sintomas foram leves.

De acordo com a doutora, a detecção do subtipo foi realizada pelo laboratório da Fiocruz, no Rio de Janeiro, após o Laboratório Central do Estado identificar a amostra como Influenza A. Ela explica que a variante investigada pode ter potencial epidêmico, mas, até o momento, não foram verificadas outras amostras positivas na região. Uma ação de controle, envolvendo órgãos de saúde federais e estaduais, está sendo realizada para rastreamento de possíveis novos diagnósticos positivos na região e controle do caso.

A coordenadora também destaca a importância das medidas de prevenção a doenças respiratórias. Os cuidados com a variante da Influenza A são os mesmos orientados para prevenção do novo coronavírus, como o distanciamento social, uso de máscaras e etiqueta respiratória.

Acácia Nasr ainda ressalta que o acompanhamento das viroses respiratórias é fundamental para estabelecer ações de controle e prevenção. No Paraná, a vigilância desses casos é realizada semanalmente com amostras de pacientes que apresentam síndrome gripal, como também pela coleta de material de pessoas diagnosticadas com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Comentários