QUINTA, 23/02/2023, 14:57

Sesa confirma mais 472 novos casos da dengue no Paraná

Até o momento, o estado registrou cerca de 47 mil notificações da doença. De acordo com levantamento da pasta, aproximadamente 45% dos municípios paranaenses estão em estado de alerta.

De acordo com o novo boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), 472 novos casos da dengue foram confirmados, nesta semana, no Paraná. O número de notificações também aumentou, segundo o levantamento, passando de 44.102 para 47.776. Ou seja, um acréscimo de 3.674 registros, no atual período epidemiológico, que teve início em julho do ano passado e se encerra em agosto de 2023.

Ao todo, o estado soma 4.110 positivações durante o ciclo de monitoramento da doença. O relatório da pasta mostra ainda que 32.345 quadros suspeitos foram descartados e outros 7.598 estão em investigação.

Até o momento, 363 municípios paranaenses tiveram notificações e 238 apresentaram confirmações. Do total de casos, no estado, 3.231 apresentaram autoctonia, quando a pessoa contrai a dengue na cidade em que reside.

Ao longo do atual período epidemiológico, cinco pessoas morreram por conta da doença.

Todas as regionais de saúde do Paraná já informaram registros da dengue e apenas uma não informou positivações para a doença. Segundo o primeiro informe entomológico da Sesa, em 2023, divulgado na primeira quinzena de fevereiro, cerca de 45% dos municípios do estado estão em sinal de alerta.

Este novo balanço revela ainda que pouco mais de 77% dos criadouros que foram identificados durante o levantamento estão em objetos como vasos com água, garrafas, pneus e entulhos.

De acordo com a Sesa, algumas práticas simples podem ajudar a evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue. Entre as recomendações está a eliminação de água parada e o descarte adequado de itens que podem se tornar focos do inseto.

Além disso, a pasta recomenda a higienização regular de caixas d’água e de vasilhas utilizadas para dar alimento e água para animais de estimação. A população também deve preencher os pratinhos de vasos de plantas com areia e fazer a manutenção adequada de calhas e piscinas.

Comentários