QUARTA, 18/03/2020, 19:55

Sobe para 14 o número de casos confirmados do novo Coronavírus no Paraná

Desde o boletim anterior da Secretaria Estadual de Saúde, são dois novos: um em Maringá e outro em Foz do Iguaçu. Londrina mantém um caso confirmado.

A Secretaria de Estado da Saúde atualizou os casos de novo Coronavírus no Paraná.

São 14 casos confirmados até o momento, em Curitiba (7), Cianorte (2), Campo Largo (1), Pinhais (1), Maringá (1), Foz do Iguaçu (1) e Londrina (1). Todos os confirmados são casos importados, ainda não há registros de transmissão comunitária no Paraná.

Até o fim da tarde de quarta-feira o estado tinha dos 200 casos notificados, 119 descartados, 14 confirmados e 67 casos em testes suspeitos.

Os três últimos casos confirmados foram em Maringá, Foz e Londrina, sendo dois confirmados na tarde desta quarta-feira e o de Londrina na última terça-feira.

De acordo com o Secretário Estadual de Saúde, Beto Preto, a partir desta quinta-feira exames laboratoriais serão validados para novos laboratórios no estado. Isso deverá otimizar o resultado dos exames suspeitos.

O Secretário de Saúde ressaltou a necessidade de isolamento domiciliar para quem puder.

O secretário de Saúde, Beto Preto, afirmou que o Paraná começará a realizar testes do Covid-19 em pacientes internados por síndromes respiratórias graves com caráter inconclusivo em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) de todo o Estado.

A outra medida adotada é em relação ao Sentinela, sistema paranaense que faz o controle da circulação dos vírus. Uma coleta aleatória em 51 pontos do Estado está sendo realizada, o objetivo é saber se existe transmissão local.

O decreto do governador, assinado ontem a tarde normatiza o cadastramento dos laboratórios privados no Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública (SISLAB). A partir do texto, a Secretaria da Saúde passa a adotar uma nova metodologia para os resultados, seguindo a orientação do Ministério da Saúde. Não será mais exigida a contraprova pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), desde que o laboratório privado que realizou ou realizará o teste esteja credenciado.

Comentários