QUARTA, 21/09/2022, 11:55

Tempestade derruba 123 postes de energia elétrica no norte do Paraná

O Simepar estima que os ventos localizados com velocidade acima dos 80 km/h atingiram principalmente a zona rural e estradas de Londrina, Bela Vista, Cambé e Sertanópolis

A tempestade que atingiu parte da região norte do Paraná na madrugada desta quarta-feira derrubou de postes e o desligamento de domicílios nas áreas rurais de municípios da região metropolitana de Londrina.

De acordo com informações da Copel, até agora, são 123 postes quebrados, em sete circuitos que atendem domicílios do distrito da Warta e nas áreas rurais das vizinhas Cambé, Ibiporã, Bela Vista do Paraíso e Sertanópolis.

Ainda segundo a companhia de energia, várias equipes estão mobilizadas para a reconstrução das redes atingidas pelo temporal localizado. Há 111 eletricistas atuando em campo, e outros 70 se deslocam de outras regiões para reforçar o contingente local.

A maior sequência de estruturas derrubadas está localizada às margens da rodovia PR 090, ao norte de Ibiporã, onde 55 postes precisarão ser substituídos. Na maior parte das áreas, os terrenos estão gradeados há pouco tempo, o que dificulta o acesso pelos caminhões da Copel.  Alguns barrocões e silos de armazenamento de grãos de cooperativas também tiveram a estruturas atingidas pelo temporal. 

A meteorologista do Simepar, Lidia Mota, disse que o fenômeno do vendaval ficou fora do alcance das estações meteorológicas instaladas na região, mas pelo estrago há estimativa de as rajas localizadas foram acima dos 80 km/h.

 Além da 55 postes na PR-090, a tempestade derrubou árvores e parte da rede elétricas nas PR-323 e 445, mas neste momento não há bloqueio na pista e nem registro de feridos, segundo a Polícia Rodoviária Estadual. 

A previsão para essa quarta-feira, último dia de inverno, é de continuidade de bastante chuva na região de Londrina e no norte pioneiro do Estado.  Não se descarta inclusive ocorrência de tempestades ainda nesta quinta-feira. 

Por Guilherme Marconi

Comentários