QUINTA, 09/09/2021, 18:54

Temporal deixa mais de 48 mil casas sem energia no norte paranaense

Maior parte das unidades já foi restaurada, mas equipes da Copel seguem trabalhando na manutenção do sistema.  Municípios da região também registraram desabastecimento de água.

As chuvas que iniciaram ainda na quarta-feira, na região de Londrina, causaram prejuízos em diversos municípios do norte do estado. O balanço divulgado pela Companhia Paranaense de Energia (Copel) mostrou que cerca de 48 mil unidades foram afetadas pelo temporal.

De acordo com o gerente regional de manutenção Luciano Dantas, o trabalho de restauração dos sistemas recebeu um reforço e mais de 150 equipes da empresa estão trabalhando para reestabelecer a rede nestes municípios, mas aproximadamente 6.100 domicílios continuavam sem energia.

Na região, 66 postes também ficaram comprometidos por conta da tempestade. Apenas em Rancho Alegre, por exemplo, município vizinho a Sertanópolis e que fica a cerca de 80 quilômetros de Londrina, 18 equipamentos foram quebrados e outros sete vão precisar de conserto.

Ele explica que a expectativa é de que toda a estrutura fosse recomposta ainda na quinta-feira. No entanto, o gerente pede que a população tenha paciência até que os reparos sejam concluídos. Segundo Dantas, os moradores podem comunicar problemas ou tirar dúvidas pelos canais de atendimento da Copel, como telefone e aplicativo.

A falta de energia também prejudicou o reabastecimento de água, pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), em alguns municípios do norte do estado, como em Uraí. Em nota, a empresa informou que, nestes casos, ainda não há previsão de quando a distribuição deve ser retomada.

Em outras cidades, como Centenário do Sul, Primeiro de Maio, Porecatu, além do distrito de Guaravera, a companhia estima que a situação deve ser normalizada ainda na quinta-feira. Já em locais em que os reservatórios apresentaram baixo volume, o fornecimento de água deve ser reestabelecido completamente nesta sexta.

Nas regiões mais afetadas, a Sanepar está providenciando caminhões-pipa para suprir a necessidade de unidades de saúde, por exemplo, e orienta o uso consciente da água pela população, priorizando a higiene pessoal e alimentação.

Comentários