UBSs retomam vacinação contra Covid-19 nesta segunda-feira (16)
São 3 mil doses, enviadas pelo Ministério da Saúde, que atendem grupos específicos
As Unidades Básicas de Saúde de Londrina voltam a vacinar contra a Covid-19 nesta segunda-feira (16). As 3 mil doses foram enviadas pelo Ministério da Saúde, por meio da 17ª Regional de Saúde. A fabricante é a SERUM/ ZALIKA. As doses chegaram à cidade na semana passada e foram distribuídas para as 54 UBSs.
A vacina recebida não pode ser aplicada em crianças e adolescentes menores de 12 anos. O público alvo é: gestantes acima de 12 anos (uma dose da vacina atualizada a cada gestação), grupos especiais (uma dose anual da vacina atualizada) e para idosos e imunossuprimidos (duas doses da vacina atualizada, com intervalo mínimo de seis meses entre as doses), como explica o secretário de Saúde, Felippe Machado.
Segundo o secretário, no inverno tem sido registrados menos casos de Covid, e quando o clima esquenta, os diagnósticos positivos aumentam. Mas, para Felippe Machado, nada preocupante.
A vacina da Covid-19 passará a compor o Calendário Nacional de Vacinação para idosos com 60 anos ou mais e para as gestantes.